Talks 31/05/2017

18:40“Combater o paradigma do spam de email
António Pais

Celebram-se já, quase 40 anos desde o envio da primeira mensagem de email considerada como sendo a spam e desde então, deu-se inicio à maior ameaça de segurança electrónica que o mundo digital enfrenta atualmente. Estudos recentes indicam que para este ano será ultrapassada a fasquia de mil milhões de dólares em prejuízos devido a resgate de informação conhecido como “Ramsonware” e que tem origem na sua grande maioria no spam de email.
Mais complexa ou menos complexa, a única forma encontrada até hoje para combater o spam chama-se de filtragem, chegando a maioria delas a prometer capacidades de proteção na ordem dos 99,99%.
Que razões poderão estar por detrás de todo este esforço e mesmo assim o spam de email continua nos 65% em todo o mundo?
– Interesses corporativos?
– Incapacidade perante uma “receita” continua e sem evolução chamada de filtragem?
Pretendo demonstrar que existe uma alternativa válida e que devidamente ponderada, pode-se comprovar de forma teórica que é possível contrariar esta tendência. De outra forma, quantos mais anos vamos continuar a sofrer as consequências?

19:10“Fundamentos das blockchains
João Poupino

Têm havido talks muito boas acerca de Bitcoin e tecnologias baseadas em blockchains. Conceitos como “folha de Excel distribuída” e “imutabilidade” são usados. Embora isto seja interessante e dê asas à nossa imaginação, pode deixar-nos confusos em relação ao que é exactamente uma blockchain e como funciona internamente (o conceito de “blockchain” foi confuso para mim durante muito tempo). Nesta talk, vou tentar explicar os princípios básicos de uma blockchain, a partir de uma perspectiva técnica e de baixo-nível; começamos por discutir como funciona uma função de hashing e construímos uma blockchain a partir daí. Espero que a talk consiga dissipar algumas dúvidas e criar outras mais interessantes.